quarta-feira, abril 12

Para que lavar os pés dos discípulos? (Jo 13)



Jesus sabendo que já era hora de voltar ao Pai, como havia amado os seus que estavamno mundo, amou-os até o último instante. Acabada a ceia, cingiu o corpo com um toalha e lavou os pés dos discípulos e disse-lhes:"Ora se eu, Senhor e Mestre, e dizeis bem porque eu o sou;
Ora se eu, Senhor e Mestre vos lavei os pés, vós deveis lavar os pés uns aos outros".

A caminhada para levar o Evangelho seria árdua, e Jesus assim como os havia preparado com vários ensinamentos, lavou-lhes os pés, mostrando que o filho de Deus, o Mestre, era humilde, como o mais servo dos servos e, servia ao semelhante, para que lhes não houvesse soberba no coração, ou se pensassem uns maiores que os outros, que tivessem a postura humilde também entre eles.
Quando li a Palavra, senti em meu coração que além desse ensinamento de humildade, havia um outro, o do companheirismo, como o "lavar dos pés" uns dos outros; era o fortalecimento que um daria ao outro na tarefa vicária de pregar o Evangelho.
No momento em que Cristo lava os pés dos discípulos, diferentemente de quando a mulher adentra a casa do fariseu e lava os pés de Jesus, ensinando-nos a sermos, mais quebrantados quanto ao ato de perdoar; dissemina o amor ao semelhante, estimulando-nos a encorajá-nos, mutuamente, nos desertos que a vida nos impõe: humildade, companheirismo, encorajamento, de certa forma, um bálsamo para os pés.
Quantos hoje se dão ao trabalho de parar seus afazeres, seu..., seu..., enfim, para carregar nos ombros alguém que caiu? Quantos "pés você temos lavado"? Por que para criticar existem muitos "corações de pedra", mas para encorajar, poucos são os "coracões de carne", quebratados, tocados. E se fosse você que estivesse caído, passando por dificuldades o que desejaria: uma bacia com água para relaxar os pés, ou uma língua afiada em brasa para acusá-lo, apontá-lo?
Lavem os pés uns dos outros! Que tal começando a "lavar os pés", ajudando a acalentar e fortalecer às pessoas que estão sendo perseguidas por amor a Cristo e aos seus semelhantes?
A paz do Senhor,
Patrícia Aldir

Nenhum comentário: