terça-feira, abril 11

Lavando os pés (Lc 7:36-50)

Um fariseu pediu a Jesus que fosse comer na casa dele. Jesus aceitou ao convite e assentando-seà mesa mesa, eis que uma mulher pecadora sabendo que Jesus ali se encontrava, levou-lhe um vaso de alabastro com ungüento, e por detrás dos pés de Jesus profundamente tocada, chorou , molhando os pés do Senhor com suas lágrimas, enxugando-os com os seus cabelos, beijando-lhe os pés, ungindo com o ungüento. Mas ao ver aquilo o fariseu ficou escandalizado:"Se esse fosse o profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora." E Jesus respondeu, através de uma parábola, que dizia que um credor, vendo que dois devedores não tinham como pagar suas dívidas e estas dívidas foram perdoadas: um devia 500 dinheiros e o outro 50. Perguntou , então Jesus a Simão: "Qual deles o amará mais?" Simão respondeu que tinha para si que aquele que devia mais.
Observe como Jesus sabe, como conhece o coração do homem: (Lucas 7: 44-50)

44.E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos.
45.Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
46.Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.
47.Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.
48.E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.
49.E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?
50.E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.

Quantos hoje perdoam, mas perdoar verdadeiramente? Não é o perdoar do tipo: "eu perdôo, mas não quero nem saber mais". É ter um coração que perdoa e que, mesmo que aos poucos, reestabelece os laços. Gostaria de que nesta semana você começasse a sondar teu coração, quantas pessoas você não perdoou e a quantas precisa pedir perdão. Observe que erramos muitas vezes, sem perceber com o outro e presumimos que está tudo bem; assim como o outro idem.

A partir do lavar dos pés por uma pessoa dita indigna de amor, de perdão, Jesus chamou à atenção daquele anfitrião que se achava o dono da situação: cheguei aqui e tu não me beijastes, hábito daquela cultura, não me ofereceu água para lavar os pés, porque usava-se sandálias de couro, alparcas e as ruas eram de barro; no entanto aquela a quem chamavam de pecadora, lavou-lhe os pés com suas próprias lágrimas, talvez num gesto de arrependimento, de como estava vivendo até aquele momento, outrossim, com coração quebrantado, diante daquele no qual depositara a sua fé que poderia libertá-la. E com óleo perfumado banhou os pés de Jesus, após tê-los lavado com suas próprias lágrimas, enxugado com os próprios cabelos e beijado não a face, mas os pés.

Não seja Simão, não seja um perdoador hípócrita, não seja um orgulhoso ou rancoroso. Perdoar liberta nossos corações, ajuda-nos a que possamos seguir sem pesos sobre os ombros sua caminhada, assim como sermos perdoados.

A paz do Senhor,

Patrícia Aldir



Nenhum comentário: