sábado, março 25

Relacionamento (Parte II):Solidão

Solidão o cessar do diálogo

E quando "os casais" vivenciam um sentimento, doloroso, no entanto real, que os massacram cotidianamente?

Muitos relacionamentos são mantidos por vários motivos, mas não o desejo de se estar juntos: quando o diálogo cessa. Principalmente os que convivem em "matrimônio", que simplesmente compartilham uma casa que deixou de ser lar, dormem em uma cama, que somente serve-lhe para adormecer. O que fazer?

Se o diálogo foi desenvolvido anteriormente à crise, se há uma cumplicidade, anterior a qualquer outro contato mais íntimo, pode ser que nesse cofrinho haja referenciais de afetuosidade, de carinho, que paulatinamente , pode resgatar aa relação. Mas se não houve "depósito" no cofrinho de admiração do ser humano pelo que é como "ser errante em busca do acerto", em busca de uma vida correta e esforço para tanto: acredito que ainda podem buscar nele aromas e sorrisos, referenciais, mas se tudo foi intempestivo, somente a misericórdia do Senhor.

Uma pessoa do sexo masculino disse-me: "estou casado , mas porque a engravidei e reparei o meu erro, não a amo e sou infeliz, e diálogo não existe".

Uma criança ser chama de erro, acidente, desde o ventre já recebe sensações de rejeição, que ainda vida intra-uterina, poderá servir de traumas congelados que refletirá no adulto que se tornará.

Sexo antes do casamento é uma opção, pelo livre-arbítrio, mas não é uma orientação do Pai: olha quantas conseqüências: doenças venéreas, gravidez indesejada, promiscuidade, gravidez indesejada, espiritualmente, o corpo não estará puro para que o Espírito Santo habite, psicologicamente, frustração de um vazio impreenchível, porque o ato sem o casamento sempre traz angústias cada vez menos sutis, até tornar-se amasrgura, a fé vai sendo fragmentada, até desaparecer por completo, sentimento de culpa, cíumes, ira(raiva), possessividade, isolamento dos relacionamentos com outras pessoas, com Deus e quando acaba o vazio!

E o fim do diálogo é realmente a solidão maléfica. Podemos ficar a sós com Deus, em relexão: isso é maravilhoso, conosco mesmos, para re(avaliar) pontos, mas o cessar do diálogo no relacionamento é a solidão estando "em meio à multidão" moderna, tão valorizada no palco, mas quando as máscaras caem, piedade, só essa palavra me vem à mente.

Mas Deus restitui! Se Ele tiver espaço para tanto, há uma grande possibilidade, mas é necessário corações quebrantados, abertos para lhe ouvir e sentir o Seu mover, porque o amor puro é dom de Deus!

A paz do Senhor

Patrícia Aldir

Nenhum comentário: