quarta-feira, março 22

A culpa é de quem?


A culpa é de quem?

Estava um homem endemoniado em Genesaré e Jesus passando por ali expulsou a legião de demônios que estava naquele homem, mas não tendo mais em quem jogar as culpas dos seus erros, canalizar para um "bode expiatório", o que eles faziam, pediram a Jesus que saísse dali e trouxesse os demônios de volta, mas Jesus disse ao homem liberto que fosse e anunciasse o que acontecera em sua vida.
Quantas vezes você assume o que faz? E quantas vezes justifica que foi porque estava o dia ensolarado, chuvoso, que foi o trânsito, foi a outra pessoa , enfim!
Ser realista consigo próprio é muito raro em nossa cultura, assumir que se o relacionamento não vai bem é porque você tem sua parcela de culpa e se terminou, idem. Crucificar é fácil; no entanto quando se é crucificado dói, não é mesmo?
Os genesarenos em momento algum pararam para pensar na alegria da liberdade daquele homem e de poder voltar ao convívio de sua família. Queriam continuar a massacrá-lo, não sentiam sua dor de ser acusado injustamente.
Pois bem, quantos "endemoniados" têm pago o preço por suas falhas, e mesmo libertos você deseja que continuem cativos?
Você não quer ir para determinado lugar e justifica colocando a culpa em alguém. Não cumpriu um prazo, mas o erro foi da digitadora, não achou o livro na biblioteca, não chegaram os documentos, mas você diz: "não mandaram"!
Pense se você tem assumido o que faz, ou tem precisado de desculpas várias para sair ileso sempre de punições?
Você pode enganar a todos, menos a Deus e a si mesmo. E, quando ficamos decepcionados conosco mesmos é uma dor incrível.
A culpa é de quem?

Patrícia Aldir

Nenhum comentário: