segunda-feira, março 20

Olhos críticos (Parte I)

Olhos críticos e as mensagens subliminares!





Postei o que vem a ser as mensagens subliminares, para facilitar a compreensão de como podemos usá-las em nosso benefício , no ato de educar.

Pois bem, se as mensagens subliminares entram pelo inconsciente e acabam por formar opiniões, criar o que desejam os publicitários, as emissoras de televisão, principalmente, não esquecendo, as campanhas políticas, enfoque o seguinte:


*como captá-las, para que possa alertar seu educando?

*como "treiná-los para captarem"?


Desenvolvi um projeto com uma turma e eles aceitaram o desafio:

*escolheram algumas propagandas e começaram a buscar o que estaria por detrás das imagens e frases de efeito. Ficaram espantados, quando passaram a ver com olhos críticos: publicidade de peças íntimas, instigando a sexualidade; de cigarros, como companheiro da riqueza; cerveja, como o motivo de felicidade, mulher bonita e muita festa, aliás uma festa sem contas!


Faça o mesmo que eles: selecione novelas, cenas delas, propagandas, slogans, enfim e vejam se conseguem captar as mensagens subliminares, antes que elas captem você!


Mas como desenvolver esses olhos críticos tanto em nossas "lentes mentais" e nas dos nossos educandos?


Acredito que falar que existem outras mensagens e que por serem subliminares, são muito difíceis de que tenhamos consciência imediata, mas com esforço, quebraremos a alienação. Não esqueça dos pressupostos, por exemplo: se tem gente tomando banho de sol e sorrindo, pressupõe-se que ir à praia é bom, ir à praia é bom e tem muita gente bebendo, conclui-se. Conclui-se que ir à praia e não tomar uma cerveja...é não estar feliz, entendeu? Outro exemplo um carro importado, em velocidade, pressupõe liberdade, comprar um carro zero torna-se meta de muitos. Ser livre é correr, mesmo que infringindo às leis? Lembre-se de que elas não falam de leis, somente da sensação de liberdade. Então ter carro zero, de preferência importado, é ser livre! Captaram?


E assim outras redes de idéias vão se entrelaçando formando as tais mensagens subliminares!


Agora diga o que está implícito na mensagem da foto postada no início do texto.

(...)

Patrícia Aldir

*Texto postado no http://spaces,msn.com/members/certezasecertezas/>
Garimpando o Educar , espaço onde avalio e pensamos em novas formas de Educar, observando comportamento, contexto biopsicossocial do aprendente.

Nenhum comentário: