domingo, maio 7

Temperamentos: o Melancólico!


O Melancólico
"O segredo da motivação está em nosso processo de pensamentos, e a chave para o padrão adequado de pensamentos é uma vida cheia do Espírito Santo."(Tim LaHaye).
O melancólico é o mais rico em características, de todos os temperamentos é o que tem mais talentos. Seu perfeccionismo é inato, possui sensibilidade aflorada, por isso é um apreciador das belas-artes, bastante minucioso, analítico, um amigo fiel, detentor de grau de abnegação , invejado por muitos, haja vista, abre mão de si mesmo em prol dos outros; no entanto, esta abnegação em alguns casos, é para tão-somente elevar-se, por isso o Espírito Santo precisa ser um excelente aliado, para que esta tendência não aflore negativamente.
Escolher um entre tantas personagens abnegadas da Palavra é difícil, mas seguirei a escolha do Pr.Tim LaHaye, um dos grandes homens da época em que viveu: Moisés.
A educação que recebera no Egito, desenvou-lhe muitas de suas habilidades, no entanto , não se deixou contaminar com a idolatria egípcia, pois quando em determinado momento passou a sentir as dores do seu povo, mesmo ficando recluso no deserto criando animais, não perdera o talento e habilidade, mesmo afirmando a Deus que não tinha habilidade no falar, conseguira convencer com determinação e fé, em obediência a Deus livrar seu povo do cativeiro. As pessoas melancólicas têm uma inclinação à dramaticidade: quem poderia convencer com tanta intensidade faraó do discurso do que lhe sobreveria, segundo Deus lhe ordenara, senão Moisés?
Outro aspecto importantíssimo do melancólico é a habilidade de conduzir pessoas a alcançarem seus objetivos, no caso de Moisés, guiar 3 milhões de pessoas a uma terra prometida por Deus, depois de livrar-lhes do cativeiro do Egito, em mei a um deserto, caminhando 40 anos, imagine quantos problemas não existiam, quantas divergências e ele habilidosamente os resolvia, até que delegou papéis, divindo-os em 12 grupos, com a orientação do Espírito Santo.
A necessidade perfeccionista do melancólico é benéfica até certo ponto. Desejar fazer tudo perfeito para Deus é maravilhoso, mas imagine uma pessoa, extremamente perfeccionista convivendo dentro de um lar, onde não se pode apertar o creme dental pelo meio, porque perde as estribeiras, ou simplesmente vai e arruma a bisnaga de novo "perfeitamente" do jeito perfeito e põe no lugar "perfeito": o exagero pode tornar o melancólico uma pessoa de difícil convivência, intragável, ou de excelente, depende do grau de tolerância das outras pessoas e da sua propensão em ser tratado.
Sentem-se inferiorizados e esse aspecto, por mais que seja extremamente habilidoso, inteligente, pode fazê-lo uma pessoa negligenciada, pois, as pessoas, normalmente querem falar de suas melancolias, mas pouco se atêm as de outrem. E isso pode ser trabalhado preenchendo esse coração com o Espírito Santo, com a presença do Deus vivo.
Quando criança, seus pais trataram-no de maneira especial por te sentirem uma criança melancólica? Se o fizeram, que bom, pois em caso contrário, há uma propensão do melancólico depreciado a desistir de prosseguir e desenvolver suas habilidades e ocorre um tipo de estagnação, pois sua aversão às criticas e autocríticas é maior que o cumprimento das suas tarefas, compromissos. Então se iniciam um enxurada de lamentações e o "eu não posso"; "não tenho talento"; "não conseguirei" enrijecem os passos e as atitudes!
No momentto crucial do "não posso" ser cristão, não serei fiel a Deus, vê-se um mover incrível que nem mesmo longos anos de terapia conseguem, mas o poder do Espírito Santo trabalhando, incentivando, lançando novos desafios e soprando-lhe ânimo, faz, metaforicamente o Mar Vermelhpo se abrir e liberta-os da passividade, do cárcere da melancolia exacerbada, já presenciei diversos melancólicos transformados e em tudo via que o que fazia suas habilidades e perspicácia , o que lhes dava e dá voz é nosso Deus todo poderoso, através do Seu Santo Espírito.
Mas não posso esquecer do momento em que as cobranças são tantas que a característica tão reprimida, assim como o seu medo é-lhe freqüentemente aflorada e não há quem a segure se não o Senhor, no entanto, mesmo assim Moisés bateu com ira na hora emm que o povo murmurava por água e, por isso, não pode ter acesso à Terra Prometida, apesar de ter sua salvação pela fé conquistada, a água jorrou, mas o Pai ensinou: "irai-vos, mas não pequeis".
Uma característica do melancólico preocupante é sua facilidade em deprimir-se. Você sabia que Moisés pediu a Deus para morrer? Não só ele, mas Elias e Jonas também, todos melancólicos. "A depressão é o resultado da autopiedade". Mas quando o Espiríto Santo toma as rédeas está no controle, transformando, há o consolo!
E quando estão sozinhas? Esse sentimento depressivo torna-se autopiedade, complexo de perseguição, apatia, agorafobia, isolamento e é preocupante, por isso a necessidade de observarmos se somos assim, ou se conhecemos alguém assim, buscar companhia é uma boa solução, principalmente a companhia de Deus.
Oro a Deus que se você for uma pessoa melacólica que Ele possa tratar-te com o amor de um Pai, através da presença do Espírito Santo pela graça, através de Cristo Jesus,
A paz do Senhor,
Patrícia Aldir

Nenhum comentário: