sexta-feira, maio 5

Temperamentos: o Sangüíneo!


O Sangüíneo
Antes de definir as pessoas sangüíneas, gostaria de fazer uma ressalva, lembremo-nos de que: onde está o nosso coração está também a nossa fé!
Por que a figura segurando o coração? Porque o sangüíneo age pelo coração, na maioria das vezes age pelas emoções, depois pode até arrepender-se, mas é deveras impulsivo, exagerado, aparentemente o mais corajoso dos seres humanos, mas quando perde as rédeas da situação, demonstra-se um medroso, é egocêntrico por natureza, barulhento, volúvel, tem uma idéia e , normalmente, não a leva até o fim, em contra-partida tem uma capacidade de comunicabilidade imensa, é afável, simpático, bom companheiro , compreensivo, entusiasta, e na maioria das situações destaca-se, sem esforço, pois tem uma aptidão nata para ator, vendedor, orador, não raro torna-se líder, tem esse dom bem visível: liderança.
Lembrando sempre de que como Tim LaHaye bem o salientou:"o cristão não é escravo do hábito!" Podemos comprovar em Romanos 5, onde a Palavra diz no versículo um que fomos justificados pela fé, quando do versículo oito diz que Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo ainda nós pecadores, e complementa no versículo nove que justificados por Ele somos salvos da ira. Conviver com um sangüíneo pode se tornar algo terrível, tamanho é a intempestividade de suas atitudes, quando vem a arrepender-se já magoou, brigou , feriu, falou o que não devia, enfim, o sangue quente falou e subiu-lhe à cabeça!
Pedro é o exemplo em que todos que pensam ao tratar sobre temperamento sangüíneo, trazem à tona, pois, destacava-se por ser o mais falante, era impulsivo, lembromo-nos de quem tomou uma espada e cortou a orelha de um soldado romano, de ter respondido, quando havia questionamento de quem era Jesus, ele intempestivamente disse que era o filho de Deus, desejou andar sobre as águas, decerto que, quando percebeu a sensação do perigo começou a afundar e pediu socorro a Cristo, mas nenhum dos outros tiveram a coragem dele de ir ao encontro do Mestre. Tinha a estima do Senhor, pois que deixara para trás ao seu chamado e seguiu consigo. Muitos confundem a passagem onde Jesus diz aqui serás a pedra que erguerá a igreja do meu Pai, e dizem que Pedro tem as chaves dos céus e outras bobagens.
Pedro teve, paulatinamente, seu temperamento transformado pelo Espírito Santo, com o coração cheio dele, tornou-se constante, corajoso pregando o evangelho: preso, açoitado, humilhado, não desfalecia, pois tornou-se humilde de coração e quanto mais vivenciava o amor de Cristo e ensinava a Palavra, seu espírito de oração e resignação afloravam. Trazia em si um amor incondicional, via-se, abaixo de Jesus, claro, alguém que ensiva o amor puro e sua amabilidade contagiava, tocava aos corações, prostrava-se e em oração enchia-se ainda mais de fé, de paciência , de temperança, e seu espírito de liderança era uma liderança servil, liderava para que Cristo fosse conhecido, lógico que falhava muitas vezes como todo ser humano falha, mas obteve um grau de maturidade ao saber que os própositos de Deus estavam acima dos seus.
Pedro, aquele que era uma pedra bruta fora burilado pelo Senhor, através do Espírito Santo. Você pode ser uma pessoa sangüínea, no entanto, normalmente os desse temperamento têm dificuldade de se assumirem assim, mas os outros ao redor percebem, creia que o Senhor pode harmonizar tua vida, pois da ansiedade flui a temperança, a esperança e o amor incondicional que é maior do que tudo e ultrapassa o nosso entendimento.
Oro a Deus que tu permitas que Ele possa transformar teu temperamento, para que vivas em paz consigo , com os outros de maneira harmoniosa.
A paz do Senhor,
Patrícia Aldir

Nenhum comentário: