segunda-feira, maio 8

Temperamentos: o Fleumático!



O Fleumático
Para entender um fleumático imagine a seguinte situação: está atracado no pier um barco excelente, capaz de acomodar confortavelmente muitas pessoas, bem equipado, com potencial de navegar sereno, tranqüilo, e todos os tripulantes sentirem-se felizes por viajar em um barco tão seguro, mas há um grande problema. Ele precisa de um combustível mais caro do que o normalmente usado_precisa ser estimulado a começar sua jornada. E quando em alto mar, navega como se mesmo sendo o barco somente observasse a tudo de fora.
Assim é o fleumático uma pessoa agradabilíssima, pacífica, cuja companhia é graciosa, no sentido de seu bom-humor; no entanto é de uma passividade, pode abster-se de envolver-se em qualquer situação se não for impulsionado a fazê-lo. E sua introspecção faz com que seja difícil saber se necessita de ajuda. Abrão fora o exemplo maior deste temperamento.
Os fleumáticos por natureza já agem como crentes, no entanto somente tendo seu temperamento transformado pelo Espírito poderão fazer grandes obras para Deus.
Têm muita facilidade em pacificar, haja vista, serem os melhores líderes, entre todos os temperamentos, mas sempre abstém-se de sê-los, muitas vezes passa por adversidades, para que "sacudidos" pelas provações, deixem fluir sua fé, mas do que isso pô-la em prática.
O amor à paz que os fleumáticos possuem acaba por perpetrar a paz onde estão e às pessoas que estão consigo, são de uma calma tão profunda, que se não forem incentivados podem chegar a inércia, um observador excelente. Quando Abrão recebera o desígneo de Deus de sacrificar a seu filho Isaque, quis testá-lo a fé, provar-lhe a confiança, pois a natureza do fleumático é muito temerosa, medrosa, alguns dizem que é extrema cautela, mas a confiança e fé foram provadas e saciadas, pois que confiou plenamente que o Senhor proveria o cordeiro para aquele sacrifício, no entanto estava predisposto a cumprir ao que Deus lhe ordenara; assim como antes mesmo de que sonhasse que um dia poderia vir a ter um filho, o Senhor o tirou de sua "zona de conforto", mandando-lhe ir para uma terra que não conhecia, siga era isso que ouvia e acompanhada de sua esposa e seu irmão Ló seguiu.
Abrãao e Ló foram abençoados e seua rebanhos e serviçais não poderiam conviver juntos, mas a decisão de quem ficaria com qual parte da terra fora. Ló , obviamente, escolheu a "melhor", Abrãao pacificamente aceitou a outra parte: muitos dizem que era porque descansava no Senhor, sabia que onde estivesse seria abençoada, se assim o era, muito bom!
Quando o fleumático, que tem em si uma passividade inata não for tratado, a vida e até mesmo os planos de Deus para si não será concretizados. O Espírito Santo tratou Abrão, gradualmente como todo crente, temente ao Senhor é tratado, paulatinamente, mas a fé no coração de Abrão fora sua grande aliada.
Diante provém a fé? A fé provém da confiança plena, é dom de Deus, e vem pelo muito ouvir, pelos testemunhos contidos na Palavra, na vida das pessoas, nas nossas próprias vidas! Abrão sabia que existem promessas para todos aqueles que entregam suas vidas ao Senhor e não questionou, como muitos cristãos questionam, mas e o que iria acontecer, como seria, como se precisassem de um amuleto mágico, nosso leal Abrão depositou sua fé na promessa de sua salvação e isso bastava, porque "a cada dia basta o seu mal", ou seja: receba do Senhor sempre o próximo passo e confie que o mais Ele, que é detentor de toda Sabedoria. fará.
Oro a Deus por tosas as pessoas que tem o temperamento fleumático, que não deixem que sua introversão faças-as sofrerem caladas, que se permitam ouvir a voz de Deus e permitam o mover do Espírito Santo em suas vidas, através do Senhor dos senhores, Jesus. Que possam ser vasos nas mãos de Deus, para abençoar vidas com a habilidade de atrair para si as pessoas e benquistas possam disseminar o amor maior.
A paz do Senhor que excede todo entendimento,
Patrícia Aldir

Um comentário:

Anônimo disse...

No fundo o ser humano é um pouco de tudo: fleumático, melancólico e os outros diversos tipos de temperamentos dos quais podemos gastar horas falando a respeito.

Em minha jornada pela fé, já vi e também tive também diversos desses temperamentos.

Já tive o prazer de lidar com pessoas bondosas e medrosas. Deparei-me com pessoas tomando as decisões mais sábias e corajosas e, dias depois, percebi essas mesmas pessoas se acovardarem nas mesmas situações.

Houve dias da minha vida que fui fleumático e em vários outros abri espaço para as maiores das melancolias.

Já vi e senti tanta coisa...

Somente através da disciplina da Graça de Deus é que realmente podemos nos transformar. Não se trata de esforço próprio, porque se assim fosse, somente aquilo que você permite seria mudado dentro de você. A mente sabe muito bem onde e como fugir da dor.

Logo, não é uma disciplina sua, como fazem os atletas quando se preparam para uma corrida. É uma disciplina vinda de Deus para nossas vidas diárias e não está baseada em performance, mas em AMOR.

A chamo de disciplina da Graça porque ela não tem um caráter punitivo, mas é baseada na Graça da Salvação em Jesus Cristo que deseja que sejamos a cada dia mais parecidos com Ele.

Somente essa disciplina pode transformar não apenas nosso temperamento, mas também o nosso caráter e realmente nos levar à verdadeira santidade, sem a qual, ninguém verá a Deus.

Deus abençoe a sua vida, amada irmã.