domingo, julho 9

Cristo liberta das angústias!

Angústia
Angústia, Segundo Freud, é o estado afetivo (emocional) puro, correspondente à ansiedade, ao medo e ao susto, mas que pode prescindir do objetivo, ou seja, pode existir como sentimento, isoladamente, sem necessitar de causa, motivo ou razão de ser. Contudo ao longo do tempo, devido à sua ampla utilização, apresentou seu significado técnico diluído e muito vinculado a teorias específicas. Deste modo, o termo "angústia", na psiquiatria atual, não costuma ser utilizado na linguagem técnica, por não possuir sentido psicopatológico bem definido, sendo, no entanto, muito citado pelos pacientes ao descreverem alguns sentimentos e/ou sensações desagradáveis, tais como a ansiedade, nas fobias ou transtornos do pânico, a inquietude e agitação interna nos casos de mania, ou ainda a sensação de falta de esperança e de vazio interior nas depressões".
(M.A. BERNIK)


O conceito acima é um dos conceitos da angústia, mas atente para estes trechos bíblicos:

II Co
4 : 8.Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados;


Fl 4: 6-8

6. Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
7. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
8. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Hebreus 12:1 Desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta.

Essa é a forma do Senhor agir. Ensina-nos que mesmo atribulados, com os problemas em torno de nós, precisamos estar em paz conosco mesmos, para que não entremos em desespero, não percamos a esperança!
Que nossos pedidos, orações, súplicas sejam conhecidas de Deus, claro que esquadrinha teu coração, mas é preciso que você diga com teus lábios, e não somente com o coração que precisa da mão dEle sobre tua vida. E com essa atitude, abrirá tua vida para paz de que tanto falo e insisto em repetir, pois é maravilhoso senti-la.
Mas releia o versículo oito...Leu o que o Pai te pede?

Onde Ele deseja que você descanse teus pensamentos e coração?


Esse é um Deus vivo. Não está preso a uma cruz, ressuscitou; por amor, voltou e durante 40 dias os discípulos o ouviram, e no dia da descida do Espírito Santo obedecendo, por amor a Jesus Cristo, começaram a evangelizar, levar a Palavra para que todos a conheçam, saibam A Verdade, e assim possar ser livres, verdadeiramente, das correntes da angústia, que o mundo prepara para quem perde a esperança ou ainda não a conheceu a Jesus!

Deixemos para trás o que fazia parte do Velho Homem, antes da aceitação de Jesus como Salvador e vivamos coerentemente, buscando mais e mais comunhão com Deus, haja vista que libertos pelo sangue do Senhor na cruz podemos tratar continuamente as dores, lembranças, processos dolorosos na mesma cruz, onde morreu para libertar-nos dos nossos pecados! Vistamos, portanto as vestes do Novo Homem, não mais criatura, mas verdadeiramente filhos de Deus em Cristo Jesus.


A paz do Senhor.

Patrícia Aldir

Nenhum comentário: