quarta-feira, fevereiro 22

VOCÊ É ORGULHOSO?


Lendo Ezequiel 31, percebi faraó sendo comparado ao cedro formoso na grandeza e na extensão dos seus ramos, que em nada tinha como rivais os cedros do jardim de Deus, os ciprestes não se igualavam aos seus ramos. Formoso, Deus o fez com a multidão, no entanto, seu coração "exalçou na sua altura" _ perdeu o sentimento de humildade, enaltecendo-se a si próprio, assim como, o coração de faraó, confiando em si mesmo por causa de sua "altura", "grandiosidade" e para que saibam: todos os orgulhosos que estão entregues à morte, assim como todos, morrerá sem pompa alguma.
E pensando nesse sentimento de faraó busquei na Palavra meios de vigiar essa postura e foi em Mateus que pontuei algumas interessantes:

Mt6:1 "Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens com o fim de serdes vistos por eles ,d'outra sorte não tereis galardão junto do Pai Celeste."
Mt6:3-4 ao dar esmolas (não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita);
Mt6:7-8 como se deve orar (não useis de vãs repetições, tampouco orem para que os outros ouçam, mas para que Deus ouça seu coração, porque Deus, nosso Pai, sabe do que temos necessidade, antes que peçamos quaisquer coisas; Mt6:16 ao jejuar que seja um ato de alegria somente entre nós e Deus ;
Mt6:14-15 perdoar para ser perdoado;

Mt6:21 acumular nosso "tesouro" nos céus _onde está o nosso tesouro ali estará nosso coração;
Mt6:22-34: a) cuidar do olhar, pois são os olhos lâmpada do corpo;
b) ninguém pode servir a dois senhores;
c) viver sem ansiedade, descansando no Senhor. Buscando o reino dos céus e todas as outras coisas nos serão acrescentadas.
Mt7:5 tomar cuidado com o "juízo temerário" _sondando nossos pensamentos, coração e atitudes, antes de questionarmos as "falhas" dos outros, percebendo inicialmente que também erramos, para que possamos aconselhar aos nossos irmãos;
Mt7:6 não desperdiçar as bênçãos de Deus com as coisas do mundo_não lançar pérolas aos porcos;
Mt7:6 somos ouvidos em nossas orações;
Mt7:12 fazei aos outros o que gostaria que fizessem a você;
Mt7:14 estreita é a porta que conduz para a vida eterna, poucos entrarão por ela.
Portanto é importante que saibamos e tenhamos a consciência de que sem a presença de Deus nada somos e de que , quando o sentimento de orgulho permeia nosso caminho , precisamos estar alertas, pois consigo está a presença do inimigo que ama a soberba, juntamente ao orgulho.

Lembremo-nos que o Rei dos reis era o mais humilde entre os homens, entre os quais viveu para remir nossos pecados, que nem tudo que nos parece perfeito o é de todo, ou em muito pouco, somente Deus é perfeito!
Paz e graça,
Patricia Aldir

Nenhum comentário: