quarta-feira, fevereiro 22

Brincando de ser Deus (parte I)

O EXEMPLO DE JONAS

Muitos dizem que conhecem a história de Jonas. Vamos ver se você conhece mesmo?
O Senhor enviou Jonas à cidade de Nínive para anunciar que esta seria destruída, porque havia alí muita malícia; no entanto, Jonas desviara-se e embarcou em um navio em Jope para ir para Társis... Quando sobreveio uma tempestade sobre aquela embarcação e, enquanto dormia no porão, a tripulação padecia com a tempestade. Descobriram que Jonas era o motivo daquele desespero, porque este próprio confessara que se negou a cumprir o que lhe dissera o Senhor. Jonas pediu para ser lançado ao mar para livrar aquelas pessoas do desespero e elas, que já haviam clamado a seus deuses viram a tempestade cessar...presenciaram o poder do Deus vivo, o mesmo Deus que enviou um animal enorme que o engoliu e o manteve em suas entranhas durante três dias e do interior do animal, arrependido clamou a Deus pelo Seu perdão... Eis que misericordioso, o Senhor o escutou e novamente o enviou a Nínive, uma grande cidade que estava em pecado, mas ao anunciar que todos morreriam , eis que todos até mesmo o rei, se submeteram à vontade do Senhor e clamaram por perdão. Mas Jonas irou-se, desejando morrer, porque passara por muitas adversidades para anunciar a destruição e Deus deu-lhes o perdão... Saindo da cidade assentou-se e uma aboboreira surgiu por sobre sua cabeça pra que lhe fizesse sombra e este ficou feliz porque o sol deixou de incidir sobre sua cabeça; no entanto Deus enviou um bicho que fez secar no dia seguinte a planta e, novamente Jonas irou-se e desejou pela segunda vez morrer.
Deus então lhe disse:"Tiveste compaixão da aboboreira na qual não trabalhaste, nem fizeste crescer; que numa noite nasceu e na outra noite pereceu...e eu não hei de ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens, que não sabem discernir sua mão direita da esquerda, e também muitos animais?" Pois é...acabei contando a história, para garantir que você, sabia desses "detalhes", porque da desobediência e nova oportunidade, acredito que você tenha ouvido falar, mas da atitude egoísta de Jonas e taxativa, como um "toma lá da cá", aquelas posturas de menino mimado , que não se conforma com as atitudes do pai e sempre diz que vai sair de casa, que quer morrer, chantageando para chamar a atenção.
Ora, Deus não é brinquedo e soube mostrar a Jonas o real valor da criação, o Seu cuidado e misericórdia por vidas que Ele criou e Ele poderia tirar:e isso tudo é para que reflitamos:* Será que o homem não está exigindo demais;sendo pouco misericordioso;invertendo valores; desafiando, até mesmo, Àquele que pode todas as coisas?
Será que o ser humano não está aproveitando-se do "eu não sou o Rei , mas filho dEle" para agir como um filho mimado que pensa ser, da pior maneira reflexo ou até mesmo o próprio Deus? Enquanto ELE diz: "Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo".
Sejamos mais humildes, compassivos, e lembremos que só Ele sabe de todas as coisas.
A Paz do Senhor,
Patricia Aldir

Nenhum comentário: